Nem sempre é uma tarefa fácil ensinar para as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente, pois sabemos o quão difícil pode ser prender a atenção delas em assuntos sérios.
Porém, de uma forma divertida e interativa, conquistando o interesse delas, pode ser bem mais simples. Confira a seguir algumas dicas.
Faça passeios ao ar livre
Mesmo que seja muito gostoso sentar com as crianças ao ar livre em uma grama sintética decorativa, estar em contato direto com a natureza é de extrema importância.
Fazer visitas a lagos, rios, sítios, praias e parques, faz com que a criança se aproxime da natureza e aprenda mais a respeito dos animais, insetos, da vegetação e também da importância da mata ciliar para proteção dos rios.
Portanto, aproveite as tardes ao ar livre para fazer um piquenique, leve livros sobre a natureza para ler e ensinar sobre o meio ambiente ou apenas caminhe pelos lugares conversando com a criança sobre tudo o que está presente ao redor.
Incentive o plantio de árvores
Uma ideia que pode ser muito divertida para as crianças, é plantar mudas no quintal de casa ou preparar uma hortinha para ensiná-las a valorizar as plantas. Além de perceberem o tempo que levam para crescer — que pode ser muito interessante para elas acompanhar a evolução — ainda aprenderão sua importância para produzir frutos e liberar oxigênio por meio da fotossíntese.
Por isso, aproveite esses momentos para ensinar dicas de cultivo, orientar sobre o ciclo da chuva etc.
Recicle em casa
Uma ótima ideia para complementar a ideia anterior de preparar uma horta em casa, é usar garrafas pet e caixas de leite para plantar as sementinhas e aproveitar para ensinar a respeito de reciclagem.
Além disso, você pode utilizar papéis, tampas, botões e embalagens plásticas para fazer brinquedos como bonecas, carrinhos e jogos de tabuleiro. É algo muito diferente do que a maioria das crianças desta geração estão acostumadas, mas é uma ótima forma para se conscientizar de forma divertida.
Separe corretamente o lixo
Ensinar para a criança a importância de separar o lixo de forma adequada protege o meio ambiente e ainda ajuda pessoas que trabalham com reciclagem.
Para isso, deixe separada uma lixeira somente para a criança jogar seus papéis e outros itens de metal ou plástico. Explique também que produtos como pilhas, eletrônicos e remédios vencidos podem contaminar a água e o solo, portanto, precisam ser coletados em locais específicos, onde a própria criança pode entregá-los — isso cria independência e faz com que a criança se sinta importante por estar participando e colaborando.
Ensine sobre a água
Uma ótima forma para ensinar a criança a respeito do ciclo da água e sua importância para os seres humanos e o meio ambiente, é usar maneiras didáticas.
Você deve mostrar também como esse recurso natural é escasso e que é preciso ser economizado e reutilizado. Portanto, coloque um balde no banheiro para coletar a água do banho e use-a novamente no sanitário ou na limpeza da casa, essa pode ser uma opção divertida para ensinar as crianças e criar um novo hábito em casa.