Pular para o conteúdo

Estudante: Saiba agora se é possível se tornar um dentista militar no futuro e quais são as maneiras de alcançar este objetivo!

  • por

A carreira de dentista militar é uma das mais promissoras e bem remuneradas do mercado, sendo assim, é um ótimo caminho para formados em odontologia.

Então, se você possui graduação na área, tem paixão por assuntos como carbono odontológico e outros materiais utilizados em um consultório de dentista e deseja se tornar um dentista militar, continue lendo a seguir para saber como alcançar este objetivo.

O que faz um dentista militar?

Existem oportunidades para ingresso de dentistas de carreira nas três Forças Armadas, e o dentista militar possui o dia a dia semelhante ao de um civil, a única diferença está no público atendido, que são militares da ativa, da reserva e todos os seus dependentes.

Além disso, os dentistas militares precisam aprender e se submeterem à rotina e à doutrina militar e compreender sobre hierarquia, asseio com o fardamento, treinamento físico militar (TFM), disciplina etc.

Dentista militar no Exército Brasileiro

Para se tornar um dentista no Exército Brasileiro, é necessário realizar um concurso público para a Escola de Saúde do Exército (EsSEx), que possui recorrência anual e é feito junto ao concurso para Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx).

Além de possuir graduação de Odontologia, especialização na área que compete e apresentar registro profissional, o candidato deve preencher outros requisitos, bem como ser brasileiro nato, ter no mínimo 1,60m de altura para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino e possuir no máximo 32 anos no ano da matrícula.

E o exame intelectual, dado pela banca examinadora Vunesp, contém 20 questões de conhecimentos gerais de odontologia e 40 questões sobre conhecimentos da especialidade escolhida.

Os candidatos com melhor classificação avançam para as próximas etapas, que são Inspeção de Saúde, Avaliação Psicológica, Teste de Aptidão Física etc. E em seguida, iniciam o curso de formação com duração de 37 semanas, no Rio de Janeiro.

Dentista militar na Marinha do Brasil  

O processo seletivo para se tornar dentista na Marinha do Brasil é semelhante ao do Exército Brasileiro, a única diferença é que este conta com uma prova de redação além de questões objetivas.

Além de possuir graduação em Odontologia, especialização na área em que compete e apresentar registro profissional, o candidato precisa ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar obrigatório e ter menos de 36 anos no primeiro dia do mês de janeiro no ano do curso de formação.

Os candidatos que obtiverem êxito na prova objetiva e de redação, avançam para as demais etapas, como a Inspeção de saúde, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Verificação de Documentos, Prova de Títulos etc.

Após o processo seletivo, inicia-se o curso de formação, que tem a duração de 31 semanas, ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro.

Dentista militar na Força Aérea

Para ingressar no Quadro de Oficiais Dentistas da Força Aérea, é preciso realizar o Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica.

Este curso possui poucas vagas e o candidato precisa, além de possuir graduação em Odontologia, especialização na área em que compete e apresentar registro profissional, ser brasileiro nato, não completar 36 anos de idade no ano da matrícula, estar em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar obrigatório.

Além disso, também é crucial conhecer a estrutura da prova, que conta com questões de língua portuguesa, conhecimentos específicos da área pretendida e uma redação.

Após a prova objetiva, os melhores classificados participam de uma concentração intermediária, onde recebem orientações sobre as próximas etapas do processo. Em seguida, passam pela Inspeção de saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Aptidão Física etc. 

Ademais, há também um exame prático oral, onde os candidatos serão avaliados em ambiente de consultório da Força Aérea, com o Sistema de Saúde da Aeronáutica.

Aquele que concluir com êxito todas as etapas do processo seletivo, recebe o direito de ingressar no curso de formação de oficiais no posto de Primeiro Tenente Estagiário, ministrado no CIAAR, em Lagoa Santa – MG. O curso tem duração de 17 semanas.