Como melhorar a sua performance nos estudos, mesmo você já se esforçando no dia a dia? Bem, essa é uma pergunta com respostas que variam de pessoa para pessoa, mas no geral, você pode melhorar sua performance por fazer pequenas modificações na sua rotina e implementar novas estratégias ou técnicas que vão fazer você se dar muito melhor com a absorção de conhecimentos e com a sua concentração.
A pessoa que já tem uma rotina puxada de estudos talvez até se sinta ofendida quando tem questionado o nível de produtividade quando começa o horário de estudar. Mas a nossa intenção aqui é fazer você aprimorar o seu método de analisar textos, livros, questões objetivas e tudo mais. Então veja agora 4 dicas fundamentais para você melhorar o seu método de estudo.
Estabeleça uma rotina
Por mais que você seja um nerd e estude todo santo dia, a menos que você seja extremamente metódico, você deve variar os horários de estudar, os ambientes e talvez até com companhias diferentes. Muito provável também que não saiba que a falta de rotina pode atrapalhar muito o seu ritmo de estudos e prejudicar você na hora de botar em prática tudo o que absorveu numa prova.
Uma rotina de estudos vai ajudar seu cérebro a entender e a fixar as informações de que naquele horário você necessita de foco. Por isso, separe um horário fixo diariamente para estudar. Defina horários para pausas. Você também pode utilizar o Pomodoro para separar os blocos de tempo.
Planeje o que estudar
Outra boa dica é que você possa fazer um planejamento do que estudar. Mas o planejamento deve ir além de uma separação de temas e matérias a serem estudadas, você precisa definir os horários para cada uma destas ou os dias específicos.
Com isso, ao manter sua disciplina, conseguirá resultados mais satisfatórios quando estudar. Se você não tiver um planejamento neste nível, pode ser que seu desempenho para uma prova seja muito aquém do esperado, e sabemos que você não quer isso.
Aprendizado do sono
O aprendizado do sono ou Sleep-learning é uma técnica poderosa e ao mesmo tempo contraintuitiva. Essa técnica consiste em você estudar quando estiver a poucos momentos antes de dormir, mesmo cansado. Mas por que isso? O seu cérebro absorve melhor o conhecimento e consolida as suas memórias quando você está em sono “de ondas lentas”. As pessoas que estão aprendendo um novo idioma, por exemplo, conseguem ter melhores resultados com esse tipo de técnica.
Mude o local de estudo
Talvez seja uma dica meio óbvia, mas mudar o local de estudo pode ter impactos que você só vai sentir no médio e longo prazo. As pessoas acham que os benefícios de se mudar de local de estudo talvez se apliquem a maior concentração por se buscar um ambiente silencioso. Mas uma famosa faculdade dos EUA apontou que fazer essa mudança de ambiente pode melhorar o seu nível de retenção de informações, além da concentração. Além de, é claro, fazer todo mundo saber que você está estudando e que precisa do seu espaço para ser bem sucedido nos estudos.