Cada ano que passa, mais alunos estão tentando ingressar nas escolas militares. Os pais ficam felizes em saber que os filhos vão aprender muito na escola e no alojamento militar.
Mas alguns candidatos ficam curiosos quanto aos quartos e banheiros do alojamento militar. Como tudo ocorre no coletivo, isso pode ser um problema para quem sofre com timidez. Neste artigo, você vai saber mais sobre esses espaços dentro do alojamento da escola militar. Confira!
Qual a capacidade dos quartos nos alojamentos de escolas militares?
Alguns quartos de alojamentos de escolas militares podem ter uma capacidade maior que outros, não é uma regra. Por exemplo, alguns quartos vão acomodar apenas quatro ou seis alunos. Já outros vão acomodar mais de vinte. No geral, os alojamentos podem abrigar mais de quatrocentos alunos.
Como funcionam os quartos dos alojamentos de escolas militares?
Os quartos dos alojamentos nas escolas militares são coletivos, isso significa que você vai dormir na companhia de outros alunos. Para quem gosta de privacidade nessas horas, isso pode ser bem difícil, mas é preciso se adaptar.
Também é necessário saber lidar com situações que podem colocar o autodomínio em cheque. Por exemplo, por ser um quarto coletivo, muitos vão conversar enquanto outro quer silêncio para dormir.
Além disso, a maioria dos alojamentos dispensa os alunos às 19:30 para realizarem qualquer atividade dentro da unidade. Mas às 22:00 precisam estar nos quartos. Além disso, os alunos podem ser escolhidos para limpar os quartos, pois nas escolas militares os alunos realizam várias atividades consideradas domésticas.
No geral, são várias camas, na maioria das vezes, beliche, além de armários enormes nos quais cada aluno tem seu espaço.
Como funcionam os banheiros dos alojamentos nas escolas militares?
Os banheiros são outros locais que também tem suas regras que precisam ser obedecidas. É preciso que você saiba que o banheiro também é um espaço coletivo, isto é, mais de uma pessoa pode entrar ao mesmo tempo, só não na área em que fica o vaso sanitário.
É um espaço aberto com vários chuveiros nos quais vários alunos podem tomar banho ao mesmo tempo. A quantidade de chuveiro depende da escola militar. Aliás, nem adianta ficar pensando sobre qual o melhor chuveiro com pressurizador, pois a troca do item não é permitida.
Os alunos, às vezes, precisam dividir a pia para escovar os dentes, isso também pode ocorrer na hora do banho, pois muitos dividem o chuveiro, já que nas escolas militares os alunos têm o tempo cronometrado para tudo.
Em alguns casos, o banheiro não é tão grande a ponto de receber muitos alunos de uma única vez, por isso, filas se formam para o banho, que algumas vezes não acontecem.
Como ingressar numa escola militar?
Para ingressar numa escola militar é preciso fazer um concurso público ou através de amparo regulamentar. Os concursos são destinados para alunos do sexto ano do ensino fundamental e também para alunos do primeiro ano do ensino médio. Já o amparo regulamentar é voltado para dependentes de militares, ou seja, filhos.