Pular para o conteúdo

Como funcionam as refeições nas Escolas Militares? Conheça hoje!

  • por

Um dos melhores momentos nas escolas militares é a hora das refeições. Os alimentos são selecionados e as refeições são montadas por profissionais que visam garantir sempre boas condições de saúde.

Neste artigo, você vai saber como funcionam as refeições nas escolas militares do país.

Que tipo de refeição os alunos consomem nas escolas militares?

Algumas pessoas acham que nas escolas militares são servidos vários tipos de alimentos, incluindo aqueles ricos em açúcares, massas e produtos industrializados. A verdade é bem diferente. A alimentação dos alunos nas escolas militares é regrada.

Isso significa que não é qualquer refeição que será servida, apenas aquelas consideradas saudáveis, com valor nutricional. O bem-estar físico e mental dos alunos são prioridades nas escolas militares, por isso, as refeições servidas nesses ambientes são as melhores.

Como são servidas as refeições para os alunos das escolas militares?

A cozinha da escola militar é um espaço coletivo, por este motivo, é um local grande, com várias mesas e cadeiras espalhadas por todo o salão, porém tudo com muita organização.

Neste salão há um local para colocar todas as receitas preparadas, para que os alunos se sirvam. Em alguns casos, é formada uma fila indiana, no qual os alunos vão passando e alguém vai servindo o prato.

Diferente de outros locais, nas escolas militares, os alunos precisam esperar a autorização para começarem a fazer os pratos. Os alunos não podem escolher o melhor horário para fazer suas refeições, pois todos precisam estar presentes na cozinha no horário estipulado pela direção da escola. Não há flexibilidade neste caso.

Como funciona a cozinha dessas escolas?

A cozinha das escolas militares são espaços amplos com vários equipamentos industriais, entre eles, fogão industrial, coifa, várias freezers e geladeiras, diversos utensílios de cozinha, bancada de aço inox, panelas grandes e caldeirões, além de forno elétrico e muito mais.

Várias militares com formação em gastronomia trabalham na cozinha preparando as refeições que serão servidas no café da manhã, almoço e janta.

O ambiente é extremamente limpo e organizado para tornar fácil e rápido o preparo das refeições. Aliás, essas cozinhas costumam preparar mais de mil refeições por dia.

Os funcionários desse ambiente precisam trabalhar sob pressão, pois as refeições devem ser servidas nos horários marcados para não atrapalhar o quadro escolar do dia.  

Quem é o responsável por montar os cardápios diários das escolas?

As escolas militares também possuem em seu quadro de funcionários, nutricionistas que são responsáveis por montar os cardápios das três refeições diárias. Esses profissionais levam em consideração o valor nutricional de cada alimento e como ele vai beneficiar o aluno.  

Em alguns casos, o aluno é avaliado individualmente e por isso, tem como recomendação determinados alimentos.

Qual a importância da boa alimentação para o aluno na escola militar?

A alimentação é muito importante para os alunos das escolas militares, pois eles precisam estar em boa forma e ter um bom preparo mental para saber lidar com as pressões impostas pelas atividades.

Com uma alimentação saudável, os alunos conseguirão ter melhores desempenhos nas suas atividades e raciocínio lógico.