Pular para o conteúdo

Educação financeira: 5 dicas para gastos inteligentes

  • por

Os principais conceitos que pretendemos promover são: Gastar, Poupança, Empréstimo, Ganhar e Proteger.

Como parte desse esforço, todas as sextas-feiras de abril, ofereceremos dicas financeiras com base em um desses conceitos básicos.

Suas dicas de gastos financeiros da semana para você aprender mais sobre educação financeira e conseguir controlar bem seu dinheiro:

1. Faça uma lista, verifique duas vezes

O objetivo aqui é garantir que você compre apenas o que realmente precisa. Antes de ir às compras, faça uma lista de suas necessidades e siga essa lista até o final.

Seguir uma lista diminuirá a probabilidade de você comprar impulsivamente e esquecer os itens necessários, o que pode aumentar rapidamente a quantidade de dinheiro gasta em uma semana.

Na dúvida sobre uma compra, pergunte: Sim, eu quero, mas eu realmente preciso?

2. Comparação até baixar

Se você é um comprador econômico e frugal, já sabe que nunca é uma boa ideia comprar a primeira coisa que vir.

Para economizar dinheiro, você pode consultar as avaliações online, comparar preços e ver se consegue encontrar cupons de desconto para certas marcas.

Geralmente, essa é a melhor maneira de economizar na hora das compras. Uma estratégia é fazer duas viagens de compras.

A primeira viagem é para comparar e a segunda viagem é para realmente fazer a compra após ter determinado o melhor valor.

3. Orçamento! Orçamento! Orçamento!

Nós sabemos, nós sabemos – provavelmente você já ouviu falar para criar um orçamento um milhão de vezes, mas há um motivo pelo qual essa dica continua aparecendo em todos os lugares. Funciona!

Para ser honesto, a parte mais difícil é superar a ideia de realmente criar um, mas depois de ter um orçamento definido, é relativamente fácil. Você pode acabar descobrindo MUITO sobre você.

Se você der uma chance e decidir mantê-la, você preparou as bases para um futuro de sucesso financeiro.

E isso garante que quando conseguir uma oportunidade de carta de credito contemplada de veículos vai conseguir ter um bom orçamento para seguir com ela.

4. Abaixe o plástico!

Fora da vista, longe da mente. Se você não consegue ver seu cartão de crédito, não pode usá-lo, certo?

Inversamente, se você usar apenas dinheiro, terá uma ideia melhor de quanto está gastando porque é tangível. Para as suas despesas do dia-a-dia, concentre-se nas compras à vista e deixe os cartões para trás.

Tudo isso requer um pouco de planejamento com antecedência – lembre-se de visitar o caixa eletrônico no início de cada semana.

5. Deixe suas emoções à porta

Triste, louco, feliz, cansado, faminto, entediado. Nosso humor e estado de espírito afetam o modo como tomamos decisões, e as decisões sobre gastos não são exceção.

Se você não tem certeza por que está gastando ou para onde seu dinheiro está indo, comece a anotar o que você sentiu quando fez uma determinada compra.

Isso pode ajudá-lo a identificar o gatilho. Provavelmente, você começará a notar um padrão. A boa notícia é que, se você souber qual é o problema, você pode superá-lo.