4 dicas para facilitar a vida de um estudante

  • por

É normal que sua vida como estudante esteja passando por algumas turbulências. Mas nós podemos tentar amenizar essa situação e fazer com que essa jornada seja menos difícil. Por isso vamos falar hoje sobre 4 dicas para facilitar sua vida como estudante da melhor maneira possível!

Defina um lugar para estudar

Não é novidade que muitas vezes um ambiente pode ser responsável por causar estresse e irritação, o que não vai ajudar em nada numa rotina de estudos. Isso fica pior quando trazemos esse exemplo para uma situação concreta, onde você tem uma família que faz bastante barulho ou tem um irmãozinho que é criança e fica exigindo sua atenção, causando distração e quebrando suas linhas de raciocínio.

É por isso que você precisa ser sábio quando for escolher um local para estudar. Sua casa é muito barulhenta ou seus parentes não respeitam o fato de você estar estudando? Então seja mais esperto que eles e busque um local externo para praticar seus estudos. Lembre-se que a sua vida só depende de você e ninguém vai estudar por você.

Cuide da sua saúde física e mental

As pessoas dão muita importância ao fator da saúde física, quanto ao que comer, o que tomar, horários para alimentação e praticar exercícios físicos. Tudo isso é extremamente importante, principalmente numa vida de estudante que possui pouco tempo para praticar todos esses hábitos saudáveis. Mas é importante também dar atenção a sua saúde mental.

A sua vida precisa estar equilibrada com relação a saúde física e mental, mantendo uma boa saúde nessas duas áreas. Isso é muito para você? Não pense assim, pois, o mínimo de esforço que você faça nessa direção pode te ajudar a ter disposição física para levantar cedo todos os dias e foco para estudar. Além de que sua saúde mental determinará o quanto você terá sucesso em ser disciplinado.

Faça pausas estratégicas

Às vezes as pessoas pecam ao exagerar em estudar demais, causando estresse ou estafa no seu corpo. Mas existem aquelas que também erram ao pausar demais, procrastinar, e até adiar os estudos chegando na data de uma prova ou avaliação e não tendo estudado nada. Isso soa familiar?

Fazer pausas estratégicas vai te ajudar a não ter estresse na hora de estudar. Uma sugestão é baixar vídeo do Twitter para assistir depois, no caminho pra casa ou para a instituição de ensino.

Essas pausas podem ser feitas de hora em hora, ou até mesmo utilizando-se de um modo de estudo chamado Pomodoro, onde essa técnica obriga você a fazer uma pausa curta a cada bloco de tempo estudando.

Utilize aplicativos que facilitam sua vida

Uma das maravilhas da tecnologia é a facilitação do uso de smartphones. Você como estudante deve possuir um aparelho ou conhecer alguém que o tenha. Infelizmente ainda não são todas as pessoas que possuem acesso a esses dispositivos e tecnologia. Mas os aplicativos podem te ajudar também no quesito de facilitar sua vida como estudante.

Por exemplo, o Dropbox – que é um serviço de armazenamento na nuvem – pode te ajudar a salvar arquivos de trabalhos ou assuntos a estudar, a qualquer momento, com um clique no seu aparelho celular. Esse app está disponível em todas as lojas populares de aplicativos, incluindo para o Android e para o iOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.